Arquidioceses e Dioceses Destaques

1º Simpósio Internacional em Defesa da Vida reúne lideranças próvida do Brasil e do mundo em São José dos Campos

Entre os presentes estavam Dom Ricardo Hoepers, bispo da diocese de Rio Grande (RS). Por sua atuação na promoção e defesa da vida, recentemente representou a CNBB, na audiência pública no STF sobre a descriminalização do aborto. Foto: Ana Lúcia Ferreira

Lideranças religiosas, políticas e agentes que atuam na defesa da vida marcaram presença nos dias 10 e 11 de novembro durante a realização do 1º Simpósio Internacional em Defesa da Vida realizado em São José dos Campos (SP). A inciativa partiu da Associação Guadalupe, entidade ligada à Diocese de São José dos Campos que atua na linha de frente para defesa das gestantes e de seus filhos não nascidos.

O evento teve como principal objetivo o despertar da sociedade civil para a conscientização ao valor da vida de mãe e filho e se apresentou como uma grande oportunidade de protagonismo diante da discussão da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442 movida pelo PSOL (Partido Socialismo e Liberdade), que pede a descriminalização do aborto até a 12º semana de gestação no Brasil.

Entre os presentes estavam Dom Ricardo Hoepers, bispo da diocese de Rio Grande (RS); Pe. José Eduardo de Oliveira, da Diocese de Osasco (SP); Hermes Rodrigues Nery, do Movimento Legislação e Vida, Mariângela Cônsoli, a anfitriã, da Associação Guadalupe; Rose Santiago, do Centro de Reestruturação da Vida (CERVI); José Paulo Leão Veloso Silva, procurador pelo estado do Sergipe.

Uma das presenças mais aguardadas do evento, a Deputada Estadual paulista eleita com mais de 2 milhões de votos, Janaina Paschoal (PSL) também falou aos presentes ainda no sábado (10). Janaina foi uma das defensoras da preservação da vida na gestação durante audiência realizada no Supremo Tribunal Federal no final de julho.

“Quando se mexe em uma legislação boa, corre-se o risco de piorá-la muito (…) Não podemos esquecer os bons conselhos de São Tomás de Aquino, na insuperável Suma Teológica: Só é desejável mudar uma lei, quando os ganhos forem incontestáveis (…)”, escreveu a deputada em sua página no Facebook ao término da visita a São José dos Campos (SP).

O também recordista de votos, Deputado Federal eleito Kim Kataguíri (DEM) reforçou a importância do atendimento oferecido hoje às gestantes carentes “Não é simplesmente (ser contra) o aborto da boca para fora. A Associação Guadalupe é uma instituição única no Brasil que trabalha pelas mulheres carentes que passam por muitas dificuldades e buscam muitas vezes esse alento em instituições como a Guadalupe. É excelente que a instituição ganhe relevância internacional com este tipo de evento. Na minha opinião enquanto deputado eleito o trabalho da Associação Guadalupe tem que se transformar em política pública para ser muito mais uma questão propositiva”, disse o deputado.

Doação. O ponto alto do evento foi marcado pela oficialização da doação de um terreno pelo prefeito de São José dos Campos Felicio Ramuth (PSDB). O imóvel será utilizado para construção da futura sede da entidade.

Compromisso. Por fim, ao término do evento, a entidade reafirmou seu compromisso público pela valorização e defesa da vida humana, desde a concepção até a morte natural, em comunhão com a Igreja Católica Apostólica Romana e com o Santo Padre o Papa Francisco.

“Nosso compromisso será sempre com as duas vidas, da mãe e filho, ambas tem igual valor e dignidade. Que venham outros eventos como este para dar ainda visibilidade e voz aos que ainda não nasceram”, concluiu a presidente da instituição Mariângela Cônsoli de Oliveira.

 

Com informações da Diocese de São José dos Campos.

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter