Artigos

À caminho dos 40 anos da Diocese: Temos muito ainda para crescer

Neste mês de abril, precisamente no dia 05 (aniversário da instalação da diocese e posse do primeiro bispo) estaremos dando início à celebração dos 40 anos da diocese de Guarulhos, que acontecerá em 2021. Será um tempo festivo, celebrativo, mas também de reflexão. O número quarenta não é número da perfeição, mas da provação (40 anos no deserto do povo de Deus, 40 dias de Jesus no deserto). Provação que deve ser entendida como maturidade e processo de amadurecimento. Ver na caminhada o que amadurecemos nos fará enxergar a Obra do Senhor na sua Igreja. Será também o tempo de ver no que ainda estamos imaturos e que precisamos crescer.

Iniciando o mês de abril nos encontramos um pouco além da metade do tempo quaresmal de 2019. A Páscoa está próxima.  Temos enfrentado tantos acontecimentos que nos fazem experimentar a morte. Algumas decepções com instituições e pessoas nos tentam à desistência da caminhada, como se tudo fosse inútil. Muitos se perguntam: Por que celebrar a vida, se experimentamos que a morte é vencedora? A Páscoa é a resposta para este desalento: celebramos e  atualizamos Aquele que venceu todas as nossas mortes. Quando optamos pelo modo como Jesus entra na morte, semeamos a vida. Mesmo que pessoas e acontecimentos no matem, o amor na dimensão da Cruz é sempre vencedor. É o amor mais forte do que a morte. Quando acreditamos e vivemos este amor, semeamos a vida eterna. Já dizia Paulo na 2ª carta aos Coríntios: “Enquanto nós morremos, o mundo recebe a vida.”

Nos CFPs de fevereiro, ouvimos, iluminados pelo Documento final do Sínodo dos bispos, sobre a juventude, os jovens e agentes de pastoral. Espero que a síntese das respostas das foranias tenham chegado às mãos dos jovens e das paróquias. A nossa preocupação pastoral é tanta na evangelização da juventude, que decidimos fazer uma mudança de programação pastoral. A SEMANA DIOCESANA DE FORMAÇÃO DE 2019 não terá mais como tema o estudo das nova Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil (DGAE) (2019-2023), mas  a Exortação  Apostólica pós Sinodal que o Papa Francisco assinou no dia 25 de março em Loreto, quando confiou a juventude às mãos maternas de Maria.  A Semana Diocesana de Formação será de 23 a 26 de julho, nas foranias.

Obviamente não deixaremos de ter presente as DGAE.  Ficou programado para a última semana de novembro um estudo, por forania, das DGAE. Estes dias de estudo serão de 26 a 29 de novembro, para o qual são convocados os membros dos CPPs de cada paróquia.

Por Edmilson Amador Caetano, O.Cist, Bispo diocesano de Guarulhos e vice-presidente do Regional Sul 1 da CNBB

 

 

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter