Anuário 2016 do Regional Sul 1

Estimados irmãos do Regional Sul 1 da CNBB!

Com alegria, apresentamos o Anuário 2016 do nosso Regional Sul 1, com as informações básicas sobre nossas atividades pastorais e outros dados do Regional, como um dos instrumentos para possibilitar a corresponsabilidade e a comunhão entre os membros e as pastorais que atuam na evangelização.

Especialmente, neste Ano da Misericórdia, o Santo Padre, o Papa Francisco, nos convida a mergulhar no modo de ser de Deus Pai, em seu infinito amor e misericórdia para conosco. Esta experiência, de encontro com Deus, nos impulsiona nos trabalhos pastorais, nas diversas realidades de nosso Regional Sul1, para sermos sinais proféticos da graça de Deus.

Auguramos que todo o nosso esforço e trabalho, em sintonia com a Campanha da Fraternidade de 2016, cujo tema “Casa Comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24), nos encorajem e nos inspirem para continuarmos como servidores do Reino e testemunhas de Cristo na construção de relações fraternas e responsáveis, na Igreja e no mundo. Assim, explicitaremos nossa comunhão eclesial, sinal inequívoco de que somos membros do Corpo de Cristo que é a Igreja, povo de Deus a caminho, a suscitar e promover a justiça, a fraternidade e a paz.

Seguindo o que o Papa Francisco nos indica, vamos promover a corresponsabilidade pelo cuidado com a Casa Comum e denunciar tudo o que ameaça a vida no planeta, especialmente dos irmãos necessitados e pobres que vivem nas mais variadas periferias existências.

Que este Ano Jubilar, acolha nossa dedicação e empenho para que, conduzidos pelo Espírito Santo, trabalhemos, com incansável vigor, na construção do Reino de Deus.

São Paulo, 2 de fevereiro de 2016.

Festa da Apresentação do Senhor

Dom Airton José dos Santos
Arcebispo Metropolitano de Campinas
Presidente do Conselho Episcopal Regional Sul 1 – CNBB

 

 

Categoria: Com a palavra o Presidente