Comissões Episcopais Pastorais

Assembleia reflete trabalhos e prepara SAV/PV para Congresso Nacional

A 41º Assembleia do Serviço de Animação Vocacional/ Pastoral Vocacional (SAV/PV) do Regional Sul 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), aconteceu entre os últimos dias 15 e 17 de março na Casa de Retidos Encontros dos Franciscanos em São Pedro.

Estavam reunidos representantes das oito Sub Regiões do Regional Sul 1. O tema foi: “Vocação e Discernimento”, e contou com a Assessoria do Padre Geraldo Tadeu Furtado, rogacionista do Coração de Jesus. O encontro foi oportuno para refletir sobre os trabalhos realizados pelo SAV/PV e também colaborar com o IV Congresso Vocacional do Brasil, que acontecerá entre os dias 5 e 8 de setembro, em Aparecida.

A assembleia apontou luzes mediante a realidade vocacional e as suas perturbações, bem como incertezas que ainda insistem em permanecer nos corações dos vocacionados.  Os participantes refletiram na assembleia sobre a forma de acolhimento nas comunidades, e o ressuscitar da fé. O encontro possibilitou a reflexão sobre a possibilidade de realização de encontros e assembleias vocacionais nos diversos níveis e Jornadas de oração pelas vocações. A criação de Centros Diocesanos de Pastoral Juvenil Vocacional. A promoção de cursos de formação de novos agentes ligados à formação e a PV, e uma organização das Equipes Vocacionais Paroquiais (EVP). A busca constante de integração com as pastorais afins. A consciência de que a PV devia impregnar toda pastoral de conjunto (Cultura Vocacional).

Segundo padre Armando Nochetti, da diocese de Presidente Prudente, da sub-região de Botucatu e que compõe a Equipe de Organização das Assembleia do SAV do SUL 1, salienta que devemos desenvolver consciência vocacional a todo batizado uma vez que todos foram chamados pelo Pai, escolhidos pelo Filho e enviados em missão pelo Espírito Santo. Suscitando um “Despertar” da vocação levando- os a “Cultura Vocacional”, na comunidade eclesial e sociedade. O SAV/PV deve promover a “Pedagogia do Encontro”, no vocacionado por meio de um discernimento vocacional a fim de despertar, discernir, cultivar e acompanhar, onde cada um com os seus dons e carismas, sobre ação do Espírito Santo, em uma atitude de escuta e vigilância, possam corresponder ao “chamado” de Deus, com compromisso e responsabilidade. Uma vez que a consciência batismal introduz os cristãos em um contínuo processo de discernimento do projeto de Deus. A vivência concreta desse projeto desemboca em uma atuação ministerial determinada vocação específica

Com informações do Serviço de Animação Vocacional e Pastoral Vocacional

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter