Notícias

Bispo coadjutor de Itapeva é ordenado em Araçatuba

cnbb5
Dom Arnaldo Carvalheiro é sagrado bispo na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora em Araçatuba
 .
Na tarde deste domingo, 17, foi realizada na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, Campus do UniSalesiano, em Araçatuba, SP a ordenação episcopal do Mons. Arnaldo Carvalheiro Neto, nomeado pelo Papa Francisco como bispo coadjutor da Diocese de Itapeva/SP.
 .
A celebração contou com a presença de Dom José Moreira de Melo, bispo de Itapeva e Dom Irineu Danelon, bispo Emérito de Lins como co-ordenantes e vários bispos de diversas localidades do país, além de centenas de padres, religiosos, religiosas, fiéis e outras autoridades da diocese de Araçatuba, Itapeva e região.
 .
Também estiveram presentes familiares e amigos de Dom Arnaldo Carvalheiro Neto que escolheu como lema episcopal: “Servir ao Senhor com alegria”.

O presidente da celebração foi o bispo diocesano de Araçatuba, Dom Sérgio Krzywy. Na sua homilia ele ressaltou que para cumprir o mandato do Senhor, o Bispo deve ser o Mestre da Fé – Pregador da Palavra, o Ministro da Graça – exercendo continuamente o ministério da santificação, e o Bom Pastor – identifica-se com o Cristo Servidor e com o cuidado do rebanho a ele confiado.

Ao final da homilia, Dom Sérgio disse: “Caro Monsenhor Arnaldo, sua ordenação episcopal realiza-se no Ano do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai. Em nosso ministério, em comunhão com toda a Igreja, nos diz o Papa Francisco, precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, serenidade e paz. É condição da nossa salvação. Misericórdia: é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. Misericórdia: é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro’”.

Foi também das mãos de Dom Sérgio, que D. Arnaldo recebeu suas insígnias episcopais: a mitra, o báculo e o anel.
 .
Ao fim da celebração o bispo foi cumprimentado pelos fiéis.
 .
Entusiasmado, Dom Arnaldo chega à Diocese de Itapeva nesta semana onde espera ser acolhido calorosamente pelos fiéis devotos de Sant’Ana. A posse de Dom Arnaldo será no dia 24 de julho, às 10 horas na Catedral Diocesana de Itapeva.
O bispo coadjutor é natural de São Paulo, nascido no dia 11 de abril de 1967. Recebeu a ordenação sacerdotal em 17 de maio de 1997, pertencendo ao clero da diocese de Araçatuba (SP). É graduado em Filosofia e Teologia, com especialização em Direção Espiritual pelo Institute for Spiritual Leadership (Chicago) e em Capelania Hospitalar pela Mater Misericordie Hospital de Dublin (Irlanda). É mestre em Pastoral Couseling pela Loyola University de Chicago. Ele atuou como pároco nas paróquias São Brás de Birigui (SP) e São Pedro Apóstolo de Gabriel Monteiro (SP). Foi vigário na paróquia Saint Roman na arquidiocese de Chicago. De 2007 a 2014 foi diretor espiritual do Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos, em Marília (SP). Também integrou o Conselho de Presbíteros e Colégio de Consultores da diocese de Araçatuba (SP). Na trajetória acadêmica, foi professor de Ensino Religioso, História da Filosofia Antiga e de Aconselhamento Pastoral. Foi nomeado bispo coadjutor de Itapeva pelo papa Francisco, em 4 de maio de 2016.
 .
cnbb3
cnbb4
.
Com informações da Pastoral da Comunicação da Diocese de Itapeva. Fotos: Pascom Diocesana
 
Tags

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter