Bispos da sub-região pastoral SPII se reuniram em São Paulo

reduzida

Os bispos da sub-região SPII do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abrange as dioceses do Estado do São Paulo, se reuniam na manhã desta quarta-feira (24), na sede do episcopado paulista em São Paulo (SP), para refletirem sobre a caminhada da sub-região pastoral.

Das oito dioceses que abrange a sub-região, 6 participaram da Reunião do SP II, entre bispos e padres coordenadores diocesanos de pastoral, presidida por dom Edmilson Amador Caetano, bispo diocesano de Guarulhos (SP), e com o padre subsecretário, padre Joaquim Henrique Camargo.

A sub-região têm a missão de promover o intercâmbio e a partilha entre as Igrejas Particulares e a reflexão de temas pastorais; encaminhar à Comissão Episcopal Representativa assuntos pastorais ; opinar sobre a pauta da assembleia Regional e sugestões relativas à pastoral.

Na pauta da reunião estavam questões como avaliação do 22º. Ampliado das Pastorais, realizado em fevereiro de 2016, com seu tema Desafios da Pastoral de Conjunto no Ambiente Urbano.

Os bispos também refletiram sobre o 14º Intereclesial das CEBs que acontecerá de 23 a 28 de janeiro de 2018, em Londrina-PR.

O documento 105, “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo”, também foi um tema abordado na reunião. O texto será aprofundado pelo episcopado paulista durante a 80ª Assembleia  da CNBB Sul 1, que acontecerá em junho próximo, em Aparecida (SP).

Também foi definido o calendário das atividades do segundo semestre. Dentre as principais atividades organizadas pela sub-região estão a possibilidade da realização do fórum das pastorais sociais na sub-região deste ano.

 

Categoria: Sub-Regiões