Artigos Ações Missionárias Destaques Do Regional

Caminhada missionária da Fraternidade Pobres de Jesus Cristo na diocese de Pemba

O frei Boaventura dos Pobres de Jesus está em Moçambique, na África atendendo a um chamado feito por Dom Luiz Fernando Lisboa, que, após ser nomeado bispo de Pemba, convidou o Regional Sul 1 da CNBB, para assumir um serviço nesta região.

A Fraternidade Missionária Pobres de Jesus Cristo,  comunidade formada por padres, religiosos e leigos participa do Projeto Missionário na diocese de Pemba, em Moçambique, na África, mantido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Regional Sul 1. Este artigo foi escrito pelo frei Boaventura dos Pobres de Jesus, após sete meses de missão em terras moçambicanas.

Tuntumbyange Nungul (Louvado seja Deus)

Gostaria de compartilhar com vocês o fruto desta Missão mantida pelo Regional Sul 1 da CNBB nestes sete meses em terras moçambicanas, demos passos importantes nesta missão e seu início neste lugar a nós prometido.

Iniciamos com visitas mensais onde passamos conhecendo as aldeias e comunidades pertencentes a Paróquia desenvolvendo um contato mais próximo com o povo, contato surpreendente com a cultura e também se deparando com os desafios e a realidade que diariamente iremos conviver uma vez que esta será a nossa missão.

Esta convivência despertou em nós o grande ardor de podermos avançar para águas mais profundas e dar um passo importante de já irmos morar em Nangade. Foi assim que se iniciou a reforma da casa das irmãs que atualmente já residem em Nangade e inicio da reforma da casa dos Freis que se encontra a todo vapor.

Nos dias 25 a 30 de setembro houve a visita pastoral de Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo da diocese de Pemba na paróquia onde foi ministrado o sacramento do crisma, anúncio de nossa posse e os agradecimentos ao padre Carminho (padre diocesano) que até o momento dava a assistência a Paróquia.

No dia 07 de outubro houve então a posse da equipe missionária da Fraternidade dos Pobres de Jesus Cristo na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus em Imbhuo. Paróquia que a muitos anos não havia a presença de missionários, pois com a guerra foi destruída toda a missão e após a sua reconstrução, por escassez de padres a mesma ficou sem a presença.

Nossa missão é grande e desafiadora pois temos o encargo de conduzir esta paróquia e criar a nova que será no Distrito de Nangade onde residimos que fica a 70 km de Imbhuo, esta nova paróquia estará sobre o patrocínio de São Miguel Arcanjo, nome dado pelos membros da comunidade antes de lá chegarmos. Que providência!

Nosso trabalho será de acompanhar as comunidades com formações e trabalhos pastorais da Paróquia e se lançar no mundo dos pobres onde basta abrir a janela de nossas casas e encontramos um campo vasto para a missão.

Como Nangade é uma grande aldeia, a vida começa cedo, pois ao amanhecer do dia ás quatro da manhã já podemos ouvir as crianças nas ruas a brincar, as mulheres com as crianças nas costas enxadas na mão caminhando para as machambas (pequenas plantações) e os homens que as acompanha para o trabalho, assim também iniciamos o nosso dia.

Nosso serviço com os pobres aqui são bem diversificados: acompanhamento de famílias que vivem do mínimo produzido em suas machambas (pequenas plantações), pois é uma região que na província se destaca como grande índice de pobreza, analfabetismo, casamentos precoces, saúde precária onde a idade média é de 40 a 50 anos e a maior população está entre jovens e crianças, assim basta andar nas aldeias e vemos o grande número de crianças que brotam em toda parte, grande número de alcoolismo por falta de opções de estudo, trabalho e visão de futuro.

No local onde os freis residirão, em frente a casa há um grande bairro chamado “50 casas”, onde residem nestas casas pessoas que no tempo da guerra foram mutilados e de certa forma hoje vivem com alguma deficiência física. Uma realidade muito chocante e forte.

Frei Boaventura dos Pobres de Jesus
Fraternidade Missionária Pobres de Jesus Cristo
Enviado pelo Projeto Missionário na diocese de Pemba, em Moçambique, na África, mantido pela CNBB Regional Sul 1.

Clique aqui e leia o Informativo na íntegra.

 

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter