Destaques Notícias Ações Missionárias

Campanha que incentiva crianças e adolescentes a discutir escassez de água na África e valorizá-la é lançada no Regional Sul 1

O Presidente da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Inter-eclesial, Dom José Luiz Bertanha participa de lançamento da Campanha, em São José dos Campos. Dados alarmantes: Um elevado número de pessoas que vivem na África enfrentam sérios problemas ligados à falta de água

O Regional Sul 1 da CNBB, através do Comire (Conselho Missionário Regional), IAM (Infância e Adolescência Missionária) e Cáritas Brasileira Regional São Paulo estão lançando uma nova campanha para arrecadações da Ação Solidária “Dá-me de beber” (Jo 4,7).

Esta campanha de cooperação missionária pretende levar água a quem não tem acesso ao recurso através de arrecadação financeira para a construção de três poços artesianos para parte da população pobre daquela região, onde o Regional está presente através da atuação missionária de padres e leigos.

Todo o valor arrecadado pelo grupo da Infância e Adolescência Missionária do Regional Sul 1 CNBB, Estado de São Paulo em parceria com a Cáritas Brasileira Regional São Paulo será destinado a campanha.

A Campanha “Dá-me de beber” (Jo 4, 7) tem por objetivo principal realizar a conscientização sobre o papel da água, sua importância e desafios, na vida do povo na região de Cabo Delgado, província da Diocese de Pemba e realizar o gesto concreto solidário, por meio de orações e ofertas.

Com duração de quatro meses, os grupos de IAM vão realizar no ciclo temático da sua metodologia, um tema sobre a Igreja Irmã de Pemba. Conforme a metodologia da IAM, um tema é trabalhado durante 4 (quatro) semanas de acordo com o método VER, JULGAR, AGIR (nesta etapa poderá ser feita a entrega do bloquinho) e CELEBRAR (nesta etapa as crianças poderão trazer as contribuições e celebrarem a partilha). A equipe do projeto deverá preparar e disponibilizar os conteúdos para ajudar os grupos de IAM na reflexão.

O primeiro tema é sobre a realidade Missionária (VER) – aprofundar o tema proposto e conhecer mais a realidade da Igreja Pemba.

O segundo é voltado para a Espiritualidade Missionária (JULGAR) –  promover momentos de oração pela Igreja de Pemba com base no estudo do tema.

Já o terceiro será o Compromisso Missionário (AGIR) – realizar a ação solidária em si por meio de campanhas e arrecadações pela causa proposta.

O último tema será dedicado a Vida de Grupo (CELEBRAR) – interagir com os missionários e crianças da Igreja Irmã e promover momentos de celebração com as comunidades locais (daqui e de Pemba) para partilhar os acontecimentos dos módulos anteriores.

Para alcançar estes objetivos, a Campanha tem como principais focos:
– Motivar membros do grupo da IAM a conhecerem a realidade de Pemba.
– Rezar pelos missionários e colaborar financeiramente, dentro das condições de cada um.

O valor arrecadado pelos grupos deve ser depositado na conta do Projeto Missionário do Regional Sul 1 CNBB e o comprovante do depósito junto com os canhotos, devidamente preenchidos, ser enviado para Equipe Estadual da IAM.

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter