Destaques Igreja no Brasil

Cardeal Scherer é eleito representante da CNBB junto ao Celam

Eleição ocorreu durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP)

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, foi eleito na tarde desta quinta-feira, 9, como representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) junto ao Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) no próximo quadriênio.

A eleição aconteceu no penúltimo dia da 57ª Assembleia Geral da CNBB, que acontece desde o di a1º em Aparecida (SP). Como suplente, foi eleito Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida (SP).

Dom Odilo nasceu em 21 de setembro de 1949 (69 anos) em Cerro Largo (RS). Foi ordenado Sacerdote em 7 de dezembro de 1976, na Diocese de Toledo (PR). Em 28 de novembro de 2001, foi nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo por São João Paulo II, recebendo a ordenação episcopal em 2 de fevereiro de 2002.

Em 21 de março de 2007 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Arcebispo de São Paulo, tomando posse em 29 de abril. Em 24 de novembro do mesmo ano, foi criado Cardeal da Igreja com o Título de Sant’Andrea al Quirinale.

Dom Odilo foi secretário-geral da CNBB entre 2003 a 2007 e secretário-geral adjunto da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina, realizada em maio de 2007, em Aparecida.

Dentre os diversos cargos já exercidos junto à Santa Sé, atualmente o Cardeal Scherer é membro da Congregação para o Clero (desde 2008), da Congregação para a Educação Católica (desde 2013) e da Pontifícia Comissão para a América Latina (desde 2009).

LEIA A BIOGRAFIA COMPLETA DE DOM ODILO

Com informações da CNBB

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter