site_2
A reunião foi presidida pelo Bispo de Registro, Dom José Luiz Bertanha, atual presidente da Província de Sorocaba. (Foto – Ariana Ayres)

Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, bispo diocesano de Itapetininga, SP, juntamente com padre Lorival de Oliveira Pedro, receberam nesta sexta-feira (26) pela manhã, os Bispos da sub-região pastoral Sorocaba na Cúria Diocesana de Itapetininga.  A reunião foi presidida pelo Bispo de Registro, Dom José Luiz Bertanha, atual presidente da Província de Sorocaba e teve como tema central a Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2016, que tem como lema bíblico em Amós 5,24 que diz: Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca e tema Casa comum, nossa responsabilidade.
Estiveram presentes também os respectivos padres coordenadores diocesanos de pastorais.
Além da CFE 2016, outro assunto abordado pelos Bispos foi tema da reunião representativa realizada na quinta-feira passada (18/02), referente à escolha do tema central da Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 que acontecerá entre os dias 7 e 9 de junho deste ano, em Aparecida (SP). Uma das principais sugestões dos Bispos é retomar o tema “Misericórdia e Missão”, abordado na 37ª Assembleia das Igrejas Particulares, realizada em setembro passado.
Na reunião foi lida também a carta de Dom Luiz Fernando Lisboa (CP), brasileiro nomeado pelo Papa Francisco, em 2013, Bispo Diocesano de Pemba, em Moçambique, na África. Na carta, Dom Luiz Fernando solicita o apoio humano e material do Regional de São Paulo, uma vez que, “a pouca presença de Padres, Religiosos e Religiosas é acompanhada também por infra-estruturas precárias”. Ao longo da carta, o Bispo discorre sobre os desafios dos missionários, suas limitações e necessidades em terras moçambicanas.
O coordenador da Pascom da Sub Região de Sorocaba e assessor da pastoral de Itapetininga, Pe. André Luiz Garcia, também falou aos Bispos sobre o encontro dos Coordenadores e Padres Assessores de Comunicação que acontecerá em abril, na cidade de Limeira (SP).
A sub-região Sorocaba compreende as Dioceses de Itapetininga, Itapeva, Registro, Jundiaí  , além da Arquidiocese de Sorocaba.
site
Bispos e Padres da sub-região pastoral posam para foto oficial

 
De Itapetininga, Ariana Ayres, Especial para o Regional Sul 1 da CNBB