Comissões Episcopais Pastorais Destaques

Comissão Bíblico-catequética reúne padres e assessores em Campos do Jordão

“O assessor mistagogo: pistas de ações pastorais para a formação de equipes diocesanas” foi o tema do Encontro de Padres e Assessores de Catequese, realizado entre os dias 7 e 9 de maio em São José dos Campos, na Vila Dom Bosco, que reuniu 52 pessoas dentre sacerdotes, diáconos e leigos de Catequese que atuam nas arquidioceses do Estado de São Paulo. O evento é uma iniciativa da Comissão de Animação Bíblico-Catequética, do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada a cada ano cuja proposta é  reunir pessoas de todas as arquidioceses do Estado de São Paulo que atuam na dimensão Bíblico-catequética para refletir, partilhar e articular a comissão em nível Regional.

Na ocasião foi abordado o tema “O assessor mistagogo: pistas de ações pastorais para a formação de equipes diocesanas”, tendo como assessoria do padre Abimar Oliveira de Moraes, Doutor em Teologia Pastoral e Catequética, professor e coordenador do programa de Pós-Graduação em Teologia da PUC – RIO e membro dos grupos SCALA, SBCat e GREBICAT.

O assessor, padre Marcelo Luiz Machado, ressaltou a importância de se realizar o Encontro.  “Contando sempre com apoio e da coordenação de Pastoral Diocesana, realizamos a primeira atividade da comissão em nível Regional deste ano. No último encontro realizado no ano de 2018, escutamos as sugestões dos assessores que estiveram conosco e propomos unir estes dois temas tão urgentes que perpassam o coração de nossas equipes diocesanas: a Mistagogia e a formação das equipes de cada diocese. Nesse sentido, sobre as instâncias formativas é preciso ‘favorecer a troca de experiências, entre paróquias, dioceses e regionais, a respeito da Iniciação à Vida Cristã, socializando materiais, programas de formação, sugestão de assessorias, através de uma rede de comunicação mais efetiva entre os regionais, dedicando maior atenção às regiões carentes de recursos'” (doc. 107, n. 195), afirmou.

Ainda de acordo com o padre Marcelo “este encontro é realizado há muitos anos com o intuito de estreitar os laços entre os presbíteros e oferecer uma formação permanente àqueles que assessoram a dimensão Bíblico-Catequética nas dezenas de dioceses do Regional Sul I”, destacou o padre

Dom Milton Kenan Júnior, bispo presidente da Comissão de Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 1 da CNBB, esteve no encontro.

 

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter