Comunicar a esperança: agentes da Pascom estiveram reunidos em Agudos

 

37693069535_4fde2e521d_k_reduzida

Encontro reuniu agentes da PASCOM das oito Sub-regiões do Estado de São Paulo

Com o tema “Comunicar a esperança. Não tenhas medo” (Is 43,5), foi realizado em Agudos, SP, de 17 a 19 de novembro, o 22º Encontro Estadual de Comunicação do Regional Sul 1 da CNBB.

Cerca de 100 agentes da Pastoral da Comunicação (PASCOM) das oito Sub-regiões Pastorais do Estado de São participaram do encontro, que teve como assessor o jornalista Giuliano Tamura, da TV Globo. Tamura levou aos participantes conceitos importantes na comunicação, como ética, pauta e desenvolvimento de texto. Pistas imprescindíveis para desenvolvimento do trabalho dos agentes de comunicação em suas paróquias e comunidades.

Na noite de abertura, o seminarista e jornalista, Tiago Barbosa, da Diocese de Marília, fez uma breve explanação sobre o tema proposto para o encontro, uma referência a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano.

Durante o encontro, dom Vilson Dias de Oliveira, DC, bispo diocesano de Limeira e Referencial da Comunicação no Regional Sul1, chamou a atenção dos participantes para o importante trabalho dos agentes da PASCOM nas paróquias. Dom Vilson também destacou a importância de se levar a Boa Notícia às pessoas em diferentes lugares. “Pasconeiros, vocês, através dos diferentes meios de comunicação, levam o evangelho à milhares de pessoas, seja através de fotos, vídeos, informativos paroquiais entre outros. Este é um importante trabalho, sobretudo por levar a esperança aos corações de pessoas que estão em lugares distantes”, disse.

Para Pe. Marcos Vinícius, da Diocese de Guarulhos, Coordenador da Equipe de Comunicação do Regional Sul 1, o encontro atendeu seus objetivos de ser um momento de “formação, partilha de ideias e experiências e de articulação das Sub-regiões”. Vale destacar também a presença de Dom Caetano Ferrari, bispo diocesano de Bauru, que presidiu a missa do domingo.

Ao final do encontro, Dom Vilson conduziu a celebração do envio, preparada pela Diocese de Limeira, enviando os agentes da PASCOM, anunciadores do evangelho, da esperança e do amor de Cristo, para suas dioceses para que sejam replicadores do conteúdo adquirido e da Palavra de Cristo.

O encontro aconteceu dentro das expectativas e com o bom funcionamento de todas as equipes.

Em 2018, o Encontro Estadual de Comunicação acontece em São Paulo, de 9 a 11 de novembro.

Veja fotos do encontro aqui!

Fonte: Pascom, com informações Assessoria Diocesana de Limeira.

 

Categoria: Notícias