Conselho missionário se reúne com pessoas interessadas em participar da missão

reuniao_comire

O Conselho Missionário do Regional (Comire) do Sul 1 da CNBB apresentou os projetos de cooperação missionária à Amazônia e África. Com este objetivo a coordenação do Comire esteve reunida na manhã da última segunda-feira, dia 11, na sede da OCM em São Paulo, com novos missionários e representantes  da coordenação.

No encontro os interessados receberam as orientações e puderam ter o primeiro contato através de informações, imagens, vídeos onde os missionários mantidos pelo projeto atuam na Amazônia e em Pemba, localizado ao norte de Moçambique.

Na ocasião, foram coletados dados das pessoas interessadas em participar de um dos projetos apresentados e elaborados um calendário das reuniões e dos encontros formativos.

O encontro contou com a presença do bispo referencial da Comissão para a Ação Missionária e cooperação interclesial, dom José Luiz Bertanha, o secretário executivo do Regional Sul 1 da CNBB, padre João Carlos Deschamps de Almeida. Participaram, além dos novos missionários, a coordenadora do Comire, Maria de Fátima da Silva, membros da equipe de coordenação do conselho missionário, padres José Eugenio e Everton Aparecido da Silva, assessor e padre José Estela da OCM, que também faz parte da equipe de coordenação.

“Acredito que com este encontro demos um passo importante na formação, que juntamente com o Comire, pretende acompanhar, de forma articulada esses novos missionários”, avalia padre José Eugenio.

Na oportunidade foi apresentado o novo folder da Amazônia e África. A publicação foi recentemente criada e tem como objetivo divulgar os projetos de cooperação missionária à Amazônia e África, mantidos pelo Regional Sul 1 da CNBB.
A expectativa é que ainda no próximo ano começam a ser enviados novos missionários  a região da Amazônia e África.

Breve História do Projeto na Amazônia – Na Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em abril de 1994, foi lançada a ideia do Projeto Missionário SUL I – NORTE I. Os bispos do Estado de São Paulo, na época presididos por Dom Eduardo Koaik, decidiram cooperar com a Igreja da Amazônia. A Conferência dos Religiosos(as) do Estado de São Paulo também aderiu ao Projeto. A par­tir daí se constituiu a primeira comunidade inter congregacional que partiu para Manaquiri – AM. Junto com as Irmãs foi enviada uma leiga para a Prelazia de Borba – AM,  em  março. de 1996. Desde então foram enviados missionários(as) de São Paulo, abrindo novas frentes de missão ou sucedendo os(as) que retornavam.

Motivação à Igreja da África – Em 2015 o bispo diocesano de Pemba, Moçambique, África, Dom Luiz Fernando Lisboa, CP, pediu socorro aos colegas bispos do episcopado paulista. Na época, solicitava que a Igreja do Regional Sul 1 ajudasse por meio de recursos humanos e materiais. Numa decisão missionária, profética e solidária, os Bispos do Regional Sul 1, reunidos em Junho de 2016, em Assembleia Regional, acolheram o pedido de ajuda à Igreja da África

Categoria: Notícias