Comissões Episcopais Pastorais

Coordenação estadual da Pastoral Carcerária realiza diversas reuniões e formações pelo estado.

As últimas semana foram produtivas e abençoadas para a Pastoral Carcerária do Estado de São Paulo. Em 20 de Março o Coordenador Estadual da Pastoral Carcerária, Deyvid Livrini, recebeu na sede da instituição a Dra. Priscila Pamela dos Santos, nova Presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB São Paulo. Dra. Pamela assumiu essa função recentemente e veio se apresentar colocando-se a disposição a Pastoral Carcerária para trabalhos em conjunto. Deyvid agradeceu a disponibilidade firmando o compromisso de diálogos futuros sobre a Situação Carcerária e o Sistema Prisional como um todo.

Em 22 de Março o Secretário Executivo da Pastoral Carcerária, Adolfo Oliosi e a Assessora da Pastoral para a questão da mulher presa, senhora Eliana Rocha estiveram presentes no Centro de Progressão Penitenciaria do Butantã afim de tratar, junto a Direção da Casa, sobre os projetos desenvolvidos por agentes da PCr em benefício das encarceradas que se encontram na Unidade: especialmente mães e gestantes. Dra, Rosangela acolheu bem as propostas e solicitou apenas que a PCr, via escritório estadual envie os textos os projetos para análise e possível aprovação.

Em 24 de Março Adolfo esteve me Itapetininga assessorando a formação de novos agentes da Diocese local acolhendo-os e encorajando-os para o trabalho Religioso no Cárcere. Tirou dúvida dos participantes obre aspectos referentes a atuação do agente de pastoral carcerária e as situações mais comuns encontradas no Cárcere. Estiveram presentes cerca de 20 pessoas.

Em 06 e 14 de abril Deyvid esteve assessorando a formação de novos agentes da PCr nas Dioceses de Santos e Osasco respectivamente. Em Santos os aspectos abordados foram a preparação do agente de Pastoral Carcerária e as situações mais comuns encontradas no Cárcere (assim como Adolfo trabalhou em Itapetininga). Deyvid também colocou os atuais números do Sistema Prisional do Estado de São Paulo que conta atualmente com 230mil presos. Em Osasco o tema central foi a Resolução 151 de 2018 da Secretaria da Administração Penitenciaria que versa obre as novas regras para atuação no sistema Prisional Paulista. Em ambos os encontros haviam cerca de 15 participantes.

Finalizando as atividades desse período, em 10 de abril e 2019, ocorreu Missa na Penitenciaria Feminina de Santana para os funcionários da Unidade Prisional. Deyvid, Eliana e Adolfo estiveram presentes representando a Pastoral Carcerária e o escritório Estadual. A Missa foi presidida pelo Padre Ricardo, Missionário Oblato de Maia Imaculada. A celebração contou com a participação de aproximadamente 30 funcionários.

Com informações da Pastoral Carcerária de São Paulo/CNBB Sul 1

 

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter