Notícias

Dom Francisco José Zugliani completa 80 anos de vida

institucional4O bispo emérito da Diocese de Amparo, Dom Francisco José Zugliani (foto), completa 80 anos no próximo dia 1º de maio. Para homenagear Dom Francisco José Zugliani, a Diocese de Amparo realizou,  na manhã deste domingo, 27 de abril, uma Celebração Eucarística em Ação de Graças na Catedral Diocesana Nossa Senhora do Amparo, em Amparo.

Breve histórico de Zugliani:
Nasceu em Mineiros do Tietê – SP, no dia 1 de maio de 1.934. Filho de Angelo Zugliani e Neide Ometto Zugliani, terceiro filho de sete irmãos. Ordenou-se sacerdote no dia 9 de julho de 1.961, na matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, na cidade de Jaú. Iniciou seus trabalhos na Diocese de São Carlos, como Vigário da Paróquia de Itapuí. Em 1.982 assumiu como pároco a Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio, onde permaneceu até ser eleito bispo, em 23.12.1997. Foi ordenado bispo, na igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, em Jaú, no dia 18.03.1998. Assumiu a Diocese de Amparo, em 25.03.1998. Tornou-se emérito em 14.07.2010. Atualmente é bispo assistente da Comissão da Pastoral da Saúde do Regional Sul 1 da CNBB. Na Diocese de Amparo assessora a Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, é assistente eclesiástico da Comunidade Pantokrator. Seu lema episcopal é “LUZ E VIDA”. Dom Francisco José Zugliani, continua residindo no mesmo local onde residia quando era bispo diocesano de Amparo.

Entrevista
Mas, o que será que pensa este paulista, nascido em Mineiros do Tietê (SP), sobre o futuro? Às vésperas de completar 80 anos, comemorados no último dia 1º de maio, D. Zugliani nos concedeu essa entrevista:

Informativo – Como o senhor se tornou padre?
Dom Zugliani – Quando criança ainda com cinco anos, desejei ser coroinha e sempre desejei acompanhar os Padres nas Missas. Com catorze anos, desejei ir para o seminário pois pensava em ser Padre. O vigário da minha paróquia em Jaú, “Nossa Senhora do Patrocínio”, o Padre Serra me mandou para o Seminário Menor São Carlos. No Seminário frequentei o curso ginasial e colegial, começando em 1948 e terminando em 1954. Em 1955 Dom Ruy Serra, que era o meu Bispo me encaminhou para o Seminário Maior “Coração Eucarístico de Jesus” em Belo Horizonte, e aí realizei os cursos, de Filosofia e de Teologia. Fui ordenado sacerdote no dia 9 de julho de 1961, justamente no dia em que eu estava completando vinte e sete anos do meu batizado, quando o Pai Celeste me reconheceu como seu Filho.

Informativo – O senhor foi ordenado Bispo em 1998, assumindo a Diocese de Amparo. E Como foi esse trabalho?
Dom Zugliani – Fui ordenado Bispo, no dia 18 de março de 1998. Quando recebi o convite para o Episcopado, fiquei muito preocupado, pois jamais havia pensado que Deus pudesse me chamar para exercer tal missão. Mas consultando o meu diretor espiritual, pude ver que, como se tratava de um chamado de Deus, resolvi, dar o meu Sim. Foi um trabalho que procurei exercer formando os diversos conselhos que o Direito Canônico propõe, e assim pude juntamente como o clero, fundamentar os alicerces da Nova Diocese, que estava se desmembrando totalmente da Diocese de Campinas. Os municípios que compõem a Diocese são: Serra Negra, Lindóia, Águas de Lindóia, Monte Alegre do Sul, Itapira, Mogi Mirim, Santo Antonio de Posse, Holambra, além da Diocese de Amparo.

Informativo – E agora, chegando os 80 anos, como o senhor se sente?
Dom Zugliani – Chegando agora aos meus 80 anos de idade, me sinto muito feliz de, ter podido responder com muita alegria o chamado que Deus me fez de ser sacerdote e depois de ser Bispo. Mas o que sempre me lembrei e continuo lembrando é a advertência que minha querida mãe me fazia todas as vezes que eu ia de férias e no momento em que eu ia arrumar a minha mala para voltar para o seminário, ela colocava tudo em cima da cama, depois me chamava e me dizia ( e esse gesto ela mais uma vez repetiu, justamente quando eu estava saindo de minha casa, para ir a Igreja matriz de Jaú, uma hora antes de minha ordenação sacerdotal). “Filho é isso mesmo que você deseja? Veja bem, porque eu não quero que você venha ser um Padre falso, por isso tome consciência mas seja fiel ao chamado de Deus”.

O senhor pode  ainda nos revelar se aos seus 80 anos tem muitos sonhos e planos para o futuro?
Dom Zugliani – Como eu já realizei a vontade de Deus a meu respeito, pois  quando atingimos os 75 anos de idade, a Igreja nos pede de entregar o ofício que estamos exercendo. Sendo assim, me sinto tranquilo de realizar nesse momento somente a vontade de Deus.

Informativo – Uma mensagem para os nossos internautas e amigos de longas data?
Dom Zugliani – Peço a todos vocês que me estão acompanhando nas solenidades de meus 80 anos, que não se esqueçam de rezar por mim, para que eu possa continuar realizando somente a vontade de Deus. E de minha parte, me comprometo de rezar por vocês, e assim um dia poderemos nos encontrar lá no Céu, e juntos louvamos a Deus por toda Eternidade.

A entrevista foi concedida ao Regional Sul 1 da CNBB, com o jornalista Renato Papis, MTb 61012/SP.

Tags

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter