Dom Moacir participa da Assembleia do Serviço de Animação Vocacional

sav_pv

Entre 10 e 12 de março, representantes do Serviço de Animação Vocacional (SAV) e Pastoral Vocacional do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) do estado de São Paulo, participaram da sua 39ª. Assembleia Regional, em São Pedro-SP.

Com o foco nas discussões voltado para o tema “Cultura Vocacional: questões práticas” firmado na 38ª Assembleia do SAV/PV, realizada no ano passado, a assembleia contou com a presença do arcebispo de Ribeirão Preto e Bispo Referencial, dom Moacir Silva, do coordenador estadual, padre José Eduardo Mesquiatti e de diversos coordenadores e agentes vocacionais vindos das oito Sub Regiões Pastorais ou Províncias Eclesiásticas do estado de São Paulo.

Na abertura o Arcebispo Metropolitano Dom Moacir, saudou os presentes exaltando a alegria pela importância desta assembleia, dizendo que “essa Assembleia começa com um período muito bom, que é a caminhada para a Assembleia dos Bispos, o Sínodo 2018, que tratará sobre O jovem, o discernimento vocacional e a fé. Tudo isso para pensar numa cultura vocacional. É para chegar ao coração do jovem para que ele perceba o projeto que Deus tem para ele. É importante que essa Assembleia comece nesse tempo em que a Igreja pensa sobre essa questão do jovem na cultura vocacional.”

Houve a conferência com o padre José Adalberto Vanzella, da diocese de Taubaté. “Através da assembleia regional do ano passado foi possível chegarmos ao tema desta Assembleia deste ano” disse padre Vanzella um dos assessores da Assembleia.

Foram abordadas temáticas como o desafio de seguir Jesus no século XXI, a paróquia como lugar da Pastoral Vocacional: a conversão pastoral da paróquia, desenvolvido em três partes: 1- Sinais dos tempos e conversão pastoral; 2- Novos contextos: desafios e oportunidades; 3- A realidade.

Vanzella, que também assessorou as questões práticas, de como fica a Pastoral Vocacional na urgência da conversão pastoral. Seus estudos demonstram que a Pastoral Vocacional está mudando, valorizar também a atuação do laicato dentro da pastoral vocacacional. Segundo Vanzella, a pastoral não pode ser reprodução de modelos. Portanto, devemos recriar o modelo, senão, não se consegue fazer o ver de acordo  com a realidade. A Pastoral Vocacional precisa ser necessariamente recriada em cada diocese . Ela tem que seguir o método Ver, Julgar e Agir. A partir dos problemas concretos de cada realidade deve-se trabalhar a problemática vocacional”. disse Vanzella.

“Precisamos trabalhar e conhecer a realidade das famílias, dos jovens, certamente obteremos respostas. A Pastoral Vocacional deve pensar com o coração do pastor que agrega, que conduz e escuta a ovelha. Demora, mas é necessário. Criar uma cultura não é algo fácil não.” disse Vanzella. Preocupações comuns com a implantação da cultura vocacional orientaram os debates e fomentaram possíveis articulações que respondam aos desafios presentes, como capacitar coordenadores e agentes, criar organismos de planejamento, realização e avaliação dos trabalhos.

sav_reduzida

Para o encerramento da Assembleia, foi celebrada uma missa presidida por Dom Moacir Silva.

Avaliação – O coordenador estadual do SAV/PV, padre José Eduardo Meschiatti fez uma avaliação final da assembleia. “Foi uma assembleia extremamente positiva. Tivemos a presença de quase todos os representantes das dioceses do Sul I. O padre José Adalberto Vanzella foi muito feliz em suas colocações abordando a temática Cultura Vocacional,  destacando que, para se criar uma verdadeira cultura vocacional,  o caminho deve ser o da “Conversão Pastoral”  proposto já pelo Documento de Aparecida. Reiterou em sua argumentação que a animação da vida Pastoral da Paróquia, sobretudo na compreensão da dimensão missionária é ponto chave para formarmos uma consistente cultura vocacional.   Para o ano de 2018, quando será realizada a 40a. Assembleia da PV/SAV, foi sugerido pelos participantes que a mesma tenha, além de ser uma assembleia formativa, seja também uma assembleia celebrativa da trajetória da PV no Regional, propondo um olhar sobre as ricas temáticas já desenvolvidas ao longo dos anos e, a partir da perspectiva histórica, lançar um olhar de esperança para o futuro”.

A 40ª Assembleia será entre os dias 3 a 5 de Fevereiro de 2018 em São Pedro SP, Seminário Santo Antônio, Alto da Serra.

Em entrevista exclusiva ao site do Regional Sul 1 o arcebispo de Ribeirão Preto e referencial do Serviço de Animação Vocacional e Pastoral Vocacional do Regional Sul 1, Dom Moacir Silva fez também um balanço positivo da assembleia.

Ouça

 

Categoria: Notícias