Comissões Episcopais Pastorais Destaques Do Regional

Durante encontro em Sorocaba, bispo referencial tratou dos aspectos legais do ensino religioso

Realizou-se no dia 15 de Setembro,  na arquidiocese de Sorocaba, na Paróquia São José do Cerrado, o 6º Encontro Ampliado da Pastoral do Ensino Religioso do Regional Sul 1 da CNBB. Organizado pelo padre Dirceu de Freitas, coordenador desta pastoral na sub-região de Sorocaba e sua equipe, com a assessoria da Coordenação Regional.

O Arcebispo da arquidiocese anfitriã, e Vice Presidente do Regional Sul 1, Dom Júlio Endi Akamine, iniciou o encontro com a acolhida aos participantes.

O evento que contou com o tema “Proposta do Regional Sul 1 sobre o Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) à luz do Magistério da Igreja”, teve como objetivo elaborar propostas didático-pedagógicas para o Ensino Religioso, de acordo com o posicionamento da Igreja Católica em relação à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre ensino religioso nas escolas públicas.

Da esquerda para direita, Dom Carlos, pe. Dirceu, coordenador de Sorocaba e Pe. Edisio, assessor regional

As palestras abordaram três temas: Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Referencial da Pastoral do Ensino Religioso no Regional e membro do Conselho Estadual de Educação em São Paulo, tratou os Aspectos legais sobre o Ensino Religioso no Brasil: princípios e propostas, seguindo as constituições e as Leis de Diretrizes da Educação Nacional. O Prof. Luís Eduardo Duarte Novais, abordou o tema atual do “Ensino Religioso na nova Base Nacional Curricular”. Já o professor Edvan Mota, apresentou o proposta do Regional Sul 1 para que o Ensino Religioso seja inserido na grade curricular dos alunos das escolas públicas.

Dom Júlio, presidiu a Celebração Eucarística, que foi concelebrada com Dom Carlos e padres que participaram do encontro juntamente com seus educadores e do grupo musical de jovens do santuário de São Judas Tadeu.

O Encontro contou com uma presença bastante significativa de agentes, professores de escolas públicas e particulares, educadores de crianças, adolescentes e jovens

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter