Encontro da Sub-Região Campinas aborda “Amoris Lætitia” e os desafios para a Pastoral Familiar

A exortação apostólica do Papa Francisco sobre a família “Amoris Lætitia” norteou o encontro da Pastoral Familiar da Sub-Região Campinas, ocorrido no último dia 23 de julho, no salão da Capela Bom Jesus, da Paróquia São Benedito, na cidade de Limeira. O encontrou reuniu 96 pessoas procedentes da arquidiocese de Campinas e das dioceses de Piracicaba, Limeira, Amparo, São Carlos e Bragança Paulista.

O encontro abordou o tema “Amoris Lætitia” e os desafios para a Pastoral Familiar e teve como palestrante Dom Sérgio Aparecido Colombo, bispo da Diocese de Bragança Paulista e presidente da Sub-região Pastoral Campinas. A introdução reflexiva foi realizada por Antônio Aparecido Caetano de Lima, membro do Secretariado de Pastoral da Diocese de Limeira.

A reunião foi iniciada às 8h e teve a acolhida do arcebispo metropolitano de Campinas Dom Airton José dos Santos. Em seguida, Antônio Aparecido Caetano de Lima, membro do Secretariado de Pastoral da Diocese de Limeira fez uma breve reflexão da “Amoris Lætitia” à luz do Sínodo da Nova Evangelização (2012) e das duas etapas do Sínodo da Família (2014/2015).

Já, Dom Sérgio detalhou os nove capítulos que compõem a exortação apostólica do Sumo Pontífice “Amoris Lætitia” – a “Alegria do Amor” – que aborda  os resultados de dois Sínodos dos Bispos sobre a família ocorridos em 2014 e 2015. “Amoris Lætitia é um caminho novo que a Igreja repropõe para a família marcada pelos anseios e desafios do novo tempo, iluminado com a Palavra de Deus e os ensinamentos do Magistério”, afirmou o bispo.

Após a palestra, ocorreu momento de plenário para esclarecimentos de dúvidas dos participantes, que receberam de presente um exemplar do documento apostólico. O encontro terminou às 12h30 com um almoço de confraternização.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Diocese de Piracicaba

 

Categoria: Sub-Regiões