Encontro de Delegados das Cebs do Regional será realizado na Diocese de Jales

cartaz_cnbb
A Diocese de Jales se prepara para sediar o Encontro de Delegados das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do Regional Sul 1, que é composto pelas dioceses do Estado de São Paulo, marcado para os dias 15, 16 a 17 de setembro, na Escola Vocacional em Jales. O evento deve receber centenas de leigos, padres, bispos, seminaristas, religiosos e religiosas vindos das 47 dioceses do estado.
O evento abordará o tema “CEBs e os desafios do mundo urbano” com o lema: “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo” (Ex 3,7), estando em sintonia e em preparação ao 14º Intereclesial das CEBs, que se realizará em Londrina/PR, em janeiro de 2018.
 .
Os meios urbanos sofrem constantes mudanças no decorrer dos dias, mudando toda a dinâmica de viver em sociedade, tais mudanças gera a exclusão social e diversos desafios urbanos na cultura, na economia, na saúde e em tantos outros, e com isso a igreja tem a missão de encarar este desafio de modo diferente, sem deixar de propor o caminho de Jesus Cristo para o mundo de hoje.
Discutindo então o direito à cidade, no sentido de que todos os habitantes possam ser incluídos no seu planejamento e construção, sem discriminações e privilégios.
 .
Segundo o Texto – Base do 14º Intereclesial, a vivência religiosa não poderia deixar de ser influenciada por este processo de urbanização. No caso específico da Igreja Católica as Paróquias e Comunidades tem sofrido grande impacto desta nova forma de viver em sociedade. E as Comunidades Eclesiais de Base sofrem também, necessitando pensar e viver a experiência de fé dentro de uma realidade de pluralismo religioso.
.
Mesmo diante de tantos desafios e dificuldades, as CEBs em comunhão com a igreja, deve cultivar a vida espiritual dos seus membros, levando a esperança de um mundo melhor.
.
De Jales, colaboração de Edivaldo Mella Janasco, Assessor Diocesano de Comunicação
Categoria: Notícias