ensino_religioso_cnbbAconteceu neste sábado (12) na sede da UNIFAI – (Centro Universitário Assunção) na Vila Mariana, em São Paulo (SP), o segundo encontro ampliado do Ensino Religioso promovido pela Pastoral do Ensino Religioso do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo).
Cerca de 40 agentes estiveram presente representando as dioceses que compõe o Regional Sul 1 da CNBB.
O encontro começou por volta das 8h30 com um momento de oração seguida da apresentação do objetivo do Encontro pelo Bispo referencial Dom Julio Endi Akamine.   Na primeira parte, o bispo auxiliar de São Paulo, Dom Carlos Lema Garcia, responsável pelo Vicariato da Educação pela Arquidiocese de São Paulo, refletiu sobre o tema: Projetos pessoais de vida.
Em sua fala ressaltou as escolhas que fazemos e como são determinantes no desenvolvimento de cada pessoa.  Falou da importância do papel do Educador nas escolas e como são diferenciados dos profissionais da Educação, pela vocação e o amor que dedicam à educação.
Após a reflexão Dom Carlos abriu espaço para participação dos presentes que comentaram as alegrias e dificuldades que experimentam na pastoral da Educação e Ensino Religioso.  Após uma pausa para a celebração da Missa e almoço, padre Edísio, coordenador da Pastoral do Ensino Religioso, falou sobre os subsídios que estão disponíveis para os agentes de Pastoral, como apostilas, indicações de material para o ensino religioso nas escolas e um Vade Mecum sobre a legislação atual.
Padre Antonio Ribeiro, da Região Episcopal Lapa, falou sobre a necessidade dos encontros de partilha de experiência e dos encontros que estão sendo planejados para 2016 e que do encontro deveria sair algumas diretrizes de atuação nas dioceses.  Padre Alexandre Boratti Fafretto da diocese de Limeira falou apresentou algumas orientações sobre a elaboração de projetos de vida e aplicação nas dioceses e pastorais. A professora Leonor Maria Bernardes, da Diocese de São José do Rio Preto, apresentou o subsídio da Campanha da Fraternidade. O material apresenta, de forma didática, a cada ano o tema e um lema da CF. O subsídio serve de apoio para auxiliar as dioceses e escolas.
No final do encontro Dom Julio fez uma síntese das propostas apresentadas e abril espaço para avaliação do encontro, que segundo os presentes foi excelente.