A celebração da 6ª Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária na Diocese de São Miguel Paulista, em São Paulo (SP), ocorreu na manhã do último sábado, 26. Além de recordar o 175º aniversário da Obra, as crianças e adolescentes presentes celebraram os 25 anos de presença da IAM na diocese. A IAM na Diocese de São Miguel Paulista teve seu início após a participação de duas leigas no primeiro encontro Latino Americano da Infância Missionária, realizado na Colômbia, no ano de 1993, em comemoração aos 150 anos da Obra.
A programação da jornada, que foi realizada na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, no Setor Guianases, contou com o bate latas e a celebração da Santa Missa. Durante o bate latas, que teve duração de duas horas e percorreu as principais ruas do Conjunto Residencial Prestes Maia, foi rezado o Terço Missionário lembrando as crianças dos cinco continentes e os direitos violados no bairro. Momento especial foi a passagem pelo Parque Municipal Vila do Rodeio, onde foi feita uma parada no monumento que recorda crianças palestinas mortas em Israel no ano de 2014.
A adolescente Julia Oliveira, da IAM da Paróquia de São Francisco de Assis dos Pequeninos, destacou a alegria dos participantes durante a caminhada. “Todas as crianças e adolescentes estavam bem envolvidos; pularam, cantaram, se divertiram. Esse é um momento que nós podemos divulgar Jesus à todas as pessoas que estão nas ruas, vendo a nossa alegria, vendo a alegria que é participar da Infância e Adolescência Missionária.”, partilhou.
Ao retornarem para a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus os participantes foram recebidos pelo bispo diocesano, Dom Manuel Parrado Carral, que presidiu a Santa Missa. Em sua homilia o bispo diocesano lembrou do compromisso missionário das crianças e jovens. “Queridos adolescentes e crianças, membros da Infância e Adolescência Missionária, Jesus os ama muito e conta com vocês para fazer chegar a todas as crianças e adolescentes do mundo sua mensagem de amor e de paz. Como bispo desta diocese eu também conto com vocês na ação missionária evangelizadora em nossas comunidades e em todo o lugar de nossa diocese, pois, onde vocês estiverem aí estará o pequeno missionário para falar de Jesus e para testemunhar por sua maneira de ser e de agir a pessoa de Jesus Cristo.”, destacou Dom Manuel.
O bispo diocesano ainda lançou um desafio às crianças, adolescentes e assessores presentes: “que a partir da celebração destes 25 anos de caminhada aqui em nossa diocese haja um reflorescer da IAM até atingir todas as paróquias. Jesus vai ficar muito contente com vocês!”.
Durante a celebração os membros da IAM renovaram sua consagração e ofertaram seus cofrinhos. Ainda, foi realizada a coroação de Nossa Senhora. O evento reuniu mais de 300 crianças e adolescentes de todos os grupos de IAM da diocese.
Com informações: Blog da Garotada Missionária