Destaques Notícias Ações Missionárias

Memória: Livro conta trajetória missionária de um padre na Amazônia

Um pouco de sua história será eternizada agora nas obras ‘Memórias das águas’, e 'Cabeça do cachorro', escritas pelo próprio padre. Foto: Arquivo pessoal

Com uma trajetória de quase 22 anos de ordenação sacerdotal, o padre Antonio Luis Fernandes, da diocese de Limeira (SP) , um dos  missionários que colaboram no Projeto dos Regionais Sul 1 e Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na região amazônica, lançou seu livro de memórias.

No livro ‘Memória das águas – Em busca das sementes do Verbo’ o autor revisita suas lembranças mais íntimas do tempo em que foi missionário em São Gabriel da Cachoeira. Todo o enredo dessas lembranças se dá a partir das águas, a começar pelo batismo.

Com o título escrito em língua tukano, língua indígena da região do Alto Rio Negro (AM), DIIahyII Dowpoa, ‘Da cabeça do cachorro’, o padre escritor faz o resgate de uma história vivida numa das aldeias que ele visitou e procura recontá-la com a ousadia de um conto. A busca pela imagem geográfica da cabeça do cachorro (lugar no mapa do Brasil onde a história acontece) com a provocação de um cachorro que fala, diz padre Antonio Luis Fernandes.

Em seu prefácio especial para os livros, padre Antonio Luis Fernandes conta que assumiu em 2013 o desafio de “viver em missão” junto aos povos indígenas do alto Rio Negro, no Amazonas, na diocese de São Gabriel da Cachoeira. Vencido o tempo, ele voltou a São Paulo para descansar e realizar tratamento de saúde, voltando – como ele mesmo disse – para a “terra das águas” no começo deste ano.

O autor é do presbitério da Diocese de Limeira (SP); tem 21 anos de ordenação ministerial. Já foi pároco em várias paróquias da diocese, trabalhando também na formação dos novos padres e na formação de leigos e leigas nas Escolas Diocesanas de Teologia e Catequese. Durante muito tempo foi professor de colégios nas cidades de Campinas, Limeira e Pirassununga. Lecionou Antropologia Teológica na PUC/CAMP e na pós-graduação do curso de pedagogia na Faculdade Unifran (Universidade de Franca). Atualmente, é pároco na cidade de Barcelos/AM e colabora no Projeto dos Regionais Sul 1 e Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Padre Antonio Luis Fernandes é autor dos livros “Comunicarte: um convite para juntar fé e arte”, “Doze retratos” e agora mais estes dois livros.

Confira as capas dos livros “Memória das águas – Em busca das sementes do Verbo” e “Da cabeça do cachorro”:

 

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter