Confira abaixo a mensagem do Padre Valdir Silveira, coordenador nacional da PCr, para essa Páscoa:
Como manter a esperança em tempos tão difíceis?
“Eu vim para que todos tenham vida, e vida em abundância.” (Jo 10,10)
jesus-negro-1-768x405O ano de 2017 iniciou-se com os holofotes da mídia voltados para o sistema prisional brasileiro. Parece que de repente descobriram o que todas/os agentes da Pastoral Carcerária conhecem e convivem no seu dia a dia de trabalho missionário: Presídio é local de morte e não de ressurreição!
O presídio é túmulo para as mulheres e homens que a sociedade negou o direito de viver como criaturas de Deus; que a sociedade orientada pelo lucro de alguns poucos negou o lugar na Casa Comum. É local, enfim, onde se morre todo dia um pouquinho ou morre-se de repente de dor causada pelo abandono, de dor causada pela indiferença ou de dor causada pelo corpo agredido e torturado nas celas, alas e pavilhões.
jesus negro
Ao mesmo tempo, as prisões são locais de desafio para quem crê e pratica o que Jesus – também condenado, preso e torturado por um sistema iníquo – deixou para as/os suas/seus fiéis seguidoras/es: “pôr em liberdade os oprimidos e anunciar a liberdade aos cativos”; “na verdade, o Senhor consola o seu povo e se compadece dos desamparado”.
O nosso grito por um mundo sem prisões brota das vozes emudecidas dos cárceres e da Sabedoria do Deus Todo-Misericordioso. Este grito é considerado loucura para grande parte do mundo. Aos que chamam loucura, nós podemos dizer: é parte do projeto do Reino!
Páscoa: a vida venceu a morte! O que era impossível aos homens e às mulheres Deus realizou para um prisioneiro. Ressuscitou Seu filho Jesus Cristo. O Deus da Vida derrubou o último cativeiro: a morte.
Ser agente da Pastoral Carcerária é ser animador/a e anunciador/a da Ressurreição, da Boa Nova; é sempre caminhar junto às pessoas presas e às suas famílias e, com espiritualidade profética, transformar todas as estruturas e sistemas que agridem toda e qualquer vida, pois todas as vidas são criações sagradas e, por isso, nossas irmãs na Casa Comum.
Minha irmã e meu irmão, uma feliz e abençoada Páscoa!
Por Um Mundo Sem Cárceres!
Festa da Páscoa, 2017
Padre Valdir João Silveira
Coordenador Nacional da Pastoral Carcerária