Arquidioceses e Dioceses Destaques

Novo Bispo Auxiliar de São Paulo será ordenado amanhã

A Ordenação Episcopal do Monsenhor José Benedito Cardoso, Bispo eleito Auxiliar Arquidiocese de São Paulo está marcada para o dia 15 de março às 19h30 na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, em Itapetininga, SP.

A solene Celebração Eucarística com a sagração episcopal será presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo da Arquidiocese de São Paulo, que será o Bispo Ordenante principal. Serão Bispos Co-Ordenantes: Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, CR, Bispo da Diocese de Itapetininga, e Dom Edmar Peron, Bispo da Diocese de Paranaguá-PR.

São esperados vários bispos, além de padres, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e muitos leigos e leigas de toda região, além de pessoas vindas de São Paulo para a ocasião. Um telão será montado do lado de fora da Igreja, para que todos que não conseguirem entrar no templo possam acompanhar.

José Benedito Cardoso exercia as funções de Vigário Geral e de Vigário Judicial da Diocese de Itapetininga, exercendo a presidência do Tribunal Eclesiástico, além de ser Pároco da Paróquia São Roque há mais de 30 anos. O anúncio de sua nomeação episcopal pelo Papa Francisco foi realizado no dia 23 de janeiro.

A apresentação do novo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo será no dia 31 de março, às 11h, na Catedral da Sé.

Histórico – Monsenhor José Benedito Cardoso nasceu em Angatuba (SP), no bairro da Batalheira, em 12 de setembro de 1961, filho do sr. Adelino Cardoso de Almeida (in memorian) e da sra. Clarice Ramos de Almeida.

Estudou o ensino fundamental e médio em Angatuba. Cursou Filosofia na Faculdade Salesiana de Lorena; Teologia no Instituto Teológico de São Paulo (ITESP); Direito na Faculdade Karnig Bazarian (FKB) em Itapetininga. Cursou Pós-graduação em Processo canônico de nulidade de matrimônio na PUC de Porto Alegre (RS); fez Mestrado em Direito Canônico pela Pontifícia Universitas Lateranense de Roma-Itália, no Instituto de Direito Canônico Dr. Padre Giuseppe Benito Pegoraro, em São Paulo.

Foi ordenado sacerdote no dia 23 de novembro de 1986 na cidade de Sorocaba pelo Arcebispo Dom José Lambert (in memorian). Como sacerdote foi Pároco da Paróquia Bom Jesus, em Alambari e Vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, em 1987. Desde fevereiro de 1988 é Pároco da Paróquia São Roque, em Itapetininga.

Exerceu também vários cargos e funções eclesiais: Coordenador de Pastoral da então região pastoral de Itapetininga; Coordenador Diocesano de Liturgia; Chanceler da Cúria Diocesana; Reitor do Seminário São João Paulo II; Professor de Direito Canônico do Instituto de Teologia São João Paulo II, em Sorocaba; Juiz do Tribunal Eclesiástico de Sorocaba; Representante dos Presbíteros, membro do Conselho de Presbítero e do Colégio de Consultores desde a criação da Diocese, Vigário geral desde 2013 e Vigário Judicial desde 2017, quando foi instalado o Tribunal Diocesano, sem contar as diversas Assessorias de Pastorais e Movimentos e a participação na criação da Fundação Nossa Senhora da Divina Providência, em Itapetininga.

Credenciamento de imprensa e entrevistas – Todos os veículos que desejarem acompanhar a sagração episcopal devem fazer o credenciamento. Para isso, pedimos que enviem um e-mail, com nome dos jornalistas e contato da equipe, até dia 13 de março para [email protected] e [email protected] com o assunto “Credenciamento”. Os crachás para identificação das equipes serão entregues a partir das 18h do dia 15 de março, na secretaria da Catedral Nossa Senhora dos Prazeres.

O Monsenhor José Benedito Cardoso estará na Catedral no dia 15/03, a partir das 17h30 até às 18h disponível para entrevistas agendadas.

Contatos
Ana Laura Holtz
[email protected]
(15) 99767-5801

Lynne Aranha
[email protected]
(15) 99736-0213

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter