Comissões Episcopais Pastorais

Pastoral Carcerária realiza Encontro Estadual de coordenadores

Dom Otacilio aos agentes da PCr: "Da nossa fé nasce a ação social e não o contrário”

A Pastoral Carcerária (PCr) do Regional Sul 1 realizou no último dia 24 de novembro, no Centro de Pastoral São José do Belém, em São Paulo, o Encontro Estadual de coordenadores. O evento teve início com a acolhida dos presentes feita pelo Coordenador Estadual, Deyvid Livrini. Estiveram presentes 72 pessoas de 28 dioceses do Regional, de modo que cada um dos membros da Pastoral se apresentou. Após esse momento ocorreu a Oração Inicial conduzida por Dom Otacílio Luziano da Silva, Bispo Referencial da Pastoral Carcerária Estadual. Após isso Deyvid expôs a proposta de pauta, que foi aprovada integralmente.

Em seguida foi realizada a primeira exposição do dia conduzida por Dom Otacílio com o tema: 50 anos da Conferência Episcopal Latino-Americana de Medellín.

O bispo ressaltou a importância de fazer memória desse importante momento histórico da Igreja Latino-Americana Pastoral Carcerária. No encerramento de sua fala destacou que: “ Da nossa fé nasce a ação social e não o contrário”.

A seguir foi realizada a segunda exposição feita pelo Deyvid, sob o tema Relatório sobra a realidade das equipes de PCr após o início das restrições.

Na ocasião, Deyvid agradeceu as Dioceses pelo repasse de informações que serviram de base para elaboração do Relatório. Destacou uma breve síntese sobre principais consequências que as restrições tem causado ao trabalho das equipes de Pastoral Carcerária de todo Estado. Lembrou, passo a passo, todas as providências tomadas pela Coordenação Estadual (com anuência e sob orientação do Bispo Referencial) desde o início das restrições, na tentativa de resolução deste problema. Solicitou as Dioceses que observem o Relatório e enviem sugestões para acréscimos ou melhoria das informações.

Durante a reunião, Deyvid, enfatizou alguns pontos relevantes, como: o presidente do Regional Sul 1 da CNBB, Dom Pedro Luiz Stringhini recebeu o relatório e irá marcar juntamente com Dom Otacílio e a Coordenação Estadual da PCr uma audiência com o Secretário da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, Dr. Lourival Gomes, para solicitar esclarecimentos acerca da situação.

Após o almoço, foi realizada a terceira exposição do dia conduzida por Frei Vicente de Paulo Dias Pereira, da ordem da Santíssima Trindade com o tema A Mística do agente de Pastoral Carcerária.

Frei Vicente em sua exposição colocou a necessidade de trabalhar uma mística autentica e verdadeira. Destacou que a espiritualidade deve ser tratada, cuidada e alimentada. Salientou que é fundamental a escuta, a humildade e a partilha nesse processo de conexão com Deus e com irmãos .

Por fim houve um breve momento motivacional conduzido pelo agente Stefane Carlos Júlio Silva da Pastoral da Saúde onde o mesmo trouxe uma palavra de alegria com animação através de cantos.

Ao final do encontro, Deyvid reiterou a todos que não desistam diante dos obstáculos e perseverem diante do trabalho a nós confiado. Dom Otacílio conduziu a oração final do Encontro desejando um bom trabalho , um Feliz Natal e bom retorno a todos os participantes.

Com informações da Pastoral Carcerária

 

 

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter