Destaques Notícias

Pastoral Carcerária Regional realiza Assembleia em Marília

Entre os dias 4 e 6 de maio de 2018 realizou-se na Casa Pastoral Dom Osvaldo Giuntini, cidade de Adamantina, Diocese de Marília (SP), mais uma Assembleia da Pastoral Carcerária do Estado de São Paulo. Participaram 91 Agentes de Pastoral que atuam em 30 dioceses do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O evento começou na noite de sexta feira com as boas vindas, conduzidas pelo Coordenador Estadual da PCr: Deyvid Livrini e pelo Assessor Espiritual da PCr na Diocese de Marília: Pe Valdo Bartolomeu de Santana Após as inscrições, entrega do material, a acomodação nas estruturas, a apresentação da pauta, e o momento de oração conduzido por Irmã Ideni Bernardes, da Diocese de Catanduva todos os presentes se recolheram.

O dia seguinte se iniciou com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Bispo Diocesano de Marília: Dom Luís Antonio Cipolini que enfatizou a importância da Pastoral Carcerária ser presença juntos aos irmãos encarcerados. Durante o restante da manhã o Coordenador Nacional da PCr, Padre Valdir João Silveira conduziu uma análise de conjuntura do Sistema Prisional enfatizando a necessidade da Pastoral intensificar sua luta pelo fim dos Cárceres em todo Brasil. Diante das reflexões trazidas pela fala de Padre Valdir, as 8 Sub-Regiões, após trabalho em grupo trouxeram a plenária colocações que expuseram suas respectivas realidades.

A seguir, após o almoço, o Assessor da PCr Nacional, Marcelo Naves, expos aos presentes a “Agenda Nacional pelo Desencarceramento”, documento da Pastoral Carcerária Nacional em parceria com outras organizações de Direitos Humanos que constitui um conjunto de propostas para a redução da população prisional em todo Brasil. Após a citada exposição e trabalho em grupo os participantes trouxeram dúvidas e sugestões sobre o tema.

Para terminar o dia, o Assessor Espiritual da PCr-SP, Padre Emeron Andrade de Lima conduziu adoração ao Santíssimo Sacramento com intensa participação da maioria dos presentes.

Na manhã seguinte, dia do senhor as atividades se iniciaram com a celebração da Eucaristia, presidida por Padre Valdo. O mesmo enfatizou a importância da perseverança e da união nessa Missão confiada pela Igreja a todos os participantes. Novamente agradeceu pela presença de todos e confessou sua alegria em receber toda PCr Estadual na Diocese de Marília.

A seguir Deyvid expos aos presentes Relatório da Pastoral Carcerária Nacional, com dados fornecidos por todos os estados, sobre as restrições impostas ao trabalho da Pastoral Carcerária. Do estado de São Paulo houve colaboração de 40 agentes pastorais.

O documento foi lançado em Brasilia, na Sede na CNBB, em 23/02/2018, e tem a intenção de mapear e sintetizar a realidade do trabalho pastoral nos cárceres. Padre Valdir, no fim da exposição, fez breve complemento trazendo realidades particulares de outros estados.

Dando seguimento, e levando em consideração o atual momento dos cárceres paulistas em que as visitas da Pastoral Carcerária estão restritas em boa parte das Unidades do Estado, Deyvid colocou a situação para todo estado e os presentes debateram, abertamente sobre os próximos passos para lidar com essa situação.

Posteriormente foi escolhida a Diocese de Santos para sediar a Assembleia Estadual do ano de 2019: nos dias: 17,18 e 19 de Maio. Também  se definiu a data do tradicional encontro estadual que ocorre em Novembro em São Paulo no Centro Pastoral São José do Belém: 24 de Novembro de 2018.

Encerrando a Assembleia ocorreu oração final conduzida pelos sacerdotes presentes desejando força na Missão e bom retorno a todos as suas Dioceses. Após esse momento todos se retiraram.

Com informações do site da CNBB

Tags

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter