Comissões Episcopais Pastorais Notícias

Pastoral da Saúde realiza seu III Congresso Estadual

No domingo, 27 de maio, a Pastoral da Saúde Estadual de São Paulo realizou a terceira edição de seu Congresso Estadual tendo o tema “A Pastoral da Saúde no Ano do Laicato” e por lema “O desafio de ser um Espelho de Justiça: como Maria, queremos refletir a Cristo!”, contando com mais de 300 participantes entre Agentes Leigos, Assistentes Eclesiásticos e Religiosos.

O período da manhã iniciou com Celebração Eucarística na Solenidade de Santíssima Trindade, presidida por cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, concelebrada por Padre João Inácio Mildner e demais Assistentes Eclesiásticos da Pastoral da Saúde presentes. Dom Odilo partilhou durante a Homilia que o mistério da Santíssima Trindade constitui a Igreja, anima cada um de nós fiéis na caminha rumo ao Senhor, incentivando cada participante ali presente a estar sempre atento e cuidando daqueles que o próprio Jesus recomendou: os doentes e os pobres.

Após a Missa seguiu formação de Mesa, composta por Padre João Inácio Mildner que é assistente Eclesiástico na Pastoral da Saúde da CNBB Regional Sul1, Sr. José Carlos Gimenes, Coordenador da Pastoral da Saúde CNBB Regional Sul1, Padre Walter Merlugo Junior , Assistente Eclesiástico das Pastorais Sociais na CNBB Regional Sul1 e Professora Viviane Patrício, responsável do Departamento de Projetos Sociais e Programa de Inclusão Universitáriada UNINOVE – Universidade Nove de Julho que graciosamente disponibiliza o espaço a três anos para a realização de tal encontro.

Durante a manhã foram feitas duas palestras sobre “O Agente da Pastoral da Saúde diante do sofrimento humanao”, tema desenvolvido por Padre Walter Merlugo Junior e a Professora Psicóloga Dr.ª Maria Cristina Zago, ambos da Diocese de Bragança Paulista. No período da tarde foi exibido um vídeo sobre “A Pastoral da Saúde no Regional Sul1” seguido de outras duas palestras proferidas por Padre Jordélio Siles Ledo, Ministro Provincial da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo, sobre “Relações Interpessoais”, e, o Professor e Médico Stephan Sperling, Especialista em Medicina de Família e Comunidade, palestrou sobre “Sistema Único de Saúde: Coragem Política para não deixar ninguém para trás”.

Com participação de 358 Agentes de Pastoral da Saúde as atividades durante o dia encerraram às 17hs, tendo excelente avaliação dos participantes que retornaram para suas Dioceses de origem com ótimos conhecimentos a serem transmitidos e aplicados nas três dimensões da Pastoral da Saúde: Solidária, Comunitária e Política Institucional em vista da prevenção e manutenção da qualidade de vida e saúde.

Com informações da Pastoral da Saúde

Palavra do Presidente

Dom Pedro Luiz Stringhini

Facebook