“Vocacionados do Pai: a missão no coração do presbítero” é tema central do congresso que ocorre até domingo (1º) na Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI, na diocese de Mogi das Cruzes
 O bispo diocesano de Mogi das Cruzes e presidente do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Pedro Luiz Stringhini, presidiu nesta quinta-feira (28) a missa da abertura do Congresso Missionário de seminaristas do Estado de São Paulo, em Mogi das Cruzes (SP). Em sua 4ª edição, o Congresso conta com a participação de cerca de 90 seminaristas.
Segundo Dom Pedro, o congresso é uma oportunidade em que os seminaristas se encontram para momentos de oração, reflexão e partilha. O bispo ainda ressaltou que além destes momentos, os seminaristas vão visitar a periferia de uma paróquia da diocese de Mogi das Cruzes, diz dom Pedro.
Ele também informou que Dom José Luiz Bertanha, presidente da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial irá presidir missa no segundo dia do congresso. Ressaltou ainda que a programação inclui uma Noite Cultural com atividades que recordam a Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, festividade religiosa e folclórica mais tradicional da Cidade.
Para o responsável pela dimensão missionária do Regional Sul 1, padre Everton Aparecido Silva, o Congresso “é uma oportunidade desta experiência de abertura e acolhida a este chamado missionário eclesial”.
“Se queremos uma Igreja toda missionária, conforme nos orienta o papa Francisco e os documentos do Magistério, urge uma formação que coloque a missão no coração dos presbíteros, pois são lideranças fundamentais nessa tarefa. O Congresso Missionário de Seminaristas é uma oportunidade desta experiência de abertura e acolhida a este chamado missionário eclesial”. diz.
Ver programação
Leia também Diocese de Mogi das Cruzes recebe o IV Congresso Missionário de seminaristas do Estado de São Paulo