Comissões Episcopais Pastorais Destaques

Regional Sul 1 participa da 4ª Jornada Litúrgica e da 30ª Assembleia da Associação dos Liturgistas

Durante esta semana está sendo realizada a quarta edição da Jornada Litúrgica e a 30ª. Assembleia dos seus associados, em Brodowski (SP). O Regional Sul 1 está participando por meio da Comissão Episcopal para a Liturgia. O encontro encerrará na sexta-feira (01).

O Presidente da Associação dos Liturgistas do Brasil (ASLI) e também assessor da Comissão Episcopal para a Liturgia, padre Kleber Rodrigues da Silva, é um dos organizadores e está também representando o Regional Sul 1 no evento.

A cada ano um tema é refletido, neste ano será: As interpelações do Papa Francisco para a liturgia hoje. O encontro contará com a assessoria do Padre Washington Paranhos, jesuíta, doutor em teologia pela Universidade Pontifícia Salesiana de Roma com especialização em Liturgia e sacramentária e professor do departamento de teologia na Faculdade Jesuíta em Belo Horizonte.

De acordo, com Padre Kleber Rodrigues da Silva, o encontro tem por finalidade promover a reflexão no contexto da ciência litúrgica e o tema deste ano desperta para os desafios da liturgia da Igreja do Brasil. Neste ano ainda, a Associação comemora seus trinta anos de contribuição com a liturgia.

O encontro teve inicio na tarde da última segunda-feira (28), com a Celebração Eucarística presidida por Dom Moacir Silva, Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto.

Neste encontro haverá também o lançamento do livro Atualização Litúrgica, o primeiro de uma coleção, que apresenta diversos artigos escritos pelos membros da Associação. O livro pode ser encontrado nas livrarias da editora Paulus ou nas principais livrarias católicas.

Sobre a obra – A compreensão da liturgia da Igreja está em constante mudança. Hoje, mais de 50 anos após o Concílio Ecumênico Vaticano II, e da promulgação da Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium, sobre a Sagrada Liturgia, temos condições de fazer uma reflexão mais madura sobre o sentido e identidade da liturgia assumida pelos padres conciliares e que é celebrada e vivida pelas comunidades espalhadas por todo o mundo. O estudo e reflexão, faz com que a liturgia seja sempre atual, superando o ritualismo, a criatividade desconexa e a personificação. Assim, a ASLI e seus membros com suas publicações, pretendem contribuir para uma liturgia autentica, nobre e simples.

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter