Centenas de pessoas vindas de diversas regiões do Estado de São Paulo e moradores do Assentamento participaram da 19ª Romaria da Terra e das Águas, que foi realizada no último domingo (22), no Assentamento 12 de Outubro, conhecido como Horto do Vergel, em Mogi Mirim e pertence à diocese de Amparo (SP).
A romaria sob a coordenação da Comissão Pastoral da Terra (CPT) do Regional Sul 1 da CNBB teve como tema “Tema: Terra, Trabalho e Direitos”, e o lema: “Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça” (Mt 5,6)”.
Um dos momentos emocionantes da Romaria foi a fixação de uma cruz em memória da menina Heloísa que foi atropelada já há anos e até hoje não há nenhum responsabilizado pelo crime. Padre Severino, Assessor da Comissão Pastoral da Terra (CPT) no Estado de São Paulo, disse que sentiu ao visitar várias casas durante a Semana Missionária, que essa era uma dor de toda a Comunidade do Assentamento e convidou todos a se reunirem e rezarem nesse local.

Centenas de fiéis do Estado e moradores do Assentamento rezaram a vida no decorrer de toda a Romaria

Um forte momento foi quando a moradora Nilza falou sobre como é sofrida a vida das mulheres do campo, no como a sociedade estigmatiza e excluí os moradores do Assentamento, como não há oportunidades para os jovens, do não cumprimento da lei pelo município ao não comprar produtos orgânicos dos agricultores para a merenda escolar.
A mística profética sobre como o agronegócio, a mineração ameaçam a vida e como nós cristãos somos responsáveis a luz do Ressuscitado de transformar essas realidades e construir o Reino de Deus.
A organização da Romaria foi liderada pela CPT do Estado de São Paulo e contou com a ajuda de uma comissão formada por membros da paróquia local, Paróquia Imaculada Conceição Aparecida, sindicatos e outras organizações. A 19ª Romaria da Terra e das Águas trouxe para os assentados e os participantes uma singular esperança e vontade de se organizar para a luta por seus direitos e o direito de ter voz e vez na sociedade.
Com informações Pascom da Paróquia São José de Mogi Mirim e Comissão de Organização da 19ª Romaria da Terra e das Águas. Fotos cedidas pela CPT.