Comissões Episcopais Pastorais Destaques

Seminário Estadual das Pastorais Sociais aconteceu sobre o tema “Medellín ontem e hoje, novas perspectivas pastorais”

Seminário foi realizado no final do mês pela Comissão Episcopal Pastoral para Ação Social Transformadora da CNBB – Regional SUL 1

O Seminário Estadual das Pastorais Sociais do Regional Sul 1 da CNBB, aconteceu entre os dias 27 a 29 de julho, no Centro Diocesano de Limeira, sob o tema “Medellín ontem e hoje, novas perspectivas pastorais “, tendo como palestrante o padre teólogo padre José Marins, da arquidiocese de Botucatu e que trabalha há mais de 40 anos nas CEBs, reconhecido mundialmente.

O seminário foi organizado pela Comissão Episcopal para a Ação Social Transformadora do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O Presidente desta comissão, o bispo de Lorena, Dom João Inácio Müller e o padre Walter Merlugo Júnior, respectivamente, estiveram presentes no seminário.

A palestra de abertura foi ministrada pelo renomado teólogo e especialista em Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), o padre José Marins, com o tema:  “Medellín ontem e hoje, novas perspectivas pastorais” e lema “Se permanecerdes na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos; conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8,32).

O evento contou com um público aproximado de mais de 100 pessoas, entre agentes das pastorais sociais, movimentos e entidades ligadas às ações sociais, que refletiram, debateram e planejaram a caminhada à luz da temática do encontro.

Os participantes do Seminário avaliaram como positivo e enriquecedor o evento realizado pela Comissão. Para Luciane Udovic, do Grito dos/as Excluídos/as Continental e do Programa Justiça Econômica, estes momentos só mostram a força da unidade para traçar um caminho em busca da igualdade entre homens e mulheres, na defesa de seus direitos.

Vale aqui lembrar que a Conferência Geral do Episcopado latino-americano, que ocorreu em 1968, na cidade de Medellín, foi um verdadeiro acontecimento histórico, com o propósito de colocar em prática as propostas oriundas do Concílio Vaticano II (1962-1965), o que mudou os rumos da história da Igreja Católica no continente. A Conferência de Medellín foi uma releitura dos documentos finais do Concílio Vaticano II, à luz da realidade em que vivia a população latino-americana e, por isso, traz hoje novas perspectivas de atuação.

Leia também:

Participantes do Seminário das Pastorais Sociais divulgam carta compromisso

 

 

 

Palavra do Presidente

Facebook