Artigos Destaques

Somos uma Igreja em movimento e saída

Nesta primeira “Voz do Pastor” de 2019 quero saudar a todos no Senhor Jesus e manifestar as nossas perspectivas pastorais diocesanas para este ano da graça do Senhor de 2019.

As Pastorais, Movimentos e comunidades vão retomando as suas atividades, após um tempo de merecido recesso. Algumas atividades foram retomadas em meados de Janeiro, como, por exemplo, a formação promovida pelo CNLB Guarulhos, recentemente criado e também, as formações para a CF 2019.

No mês de fevereiro tem início a Escola Catequética que focará na 3ª etapa do nosso novo método, recordando que a Catequese para Adultos começou uma formação especial no mês de janeiro. Em várias paróquias teremos este ano, na Vigília Pascal, a Iniciação cristã de adultos. Isso acontecerá pela primeira vez em várias paróquias.  Este ano começaremos, em conjunto, Catequese crismal e Pastoral Vocacional, um trabalho especial de catequese e formação para os crismandos.

Em fevereiro, ainda, teremos CFPs focados na evangelização da juventude, tendo como pano de fundo o Documento final do Sínodo dos bispos para os jovens, realizado em outubro de 2018. A reunião formativa ampliada do nosso sub-regional SP 2, também tratará deste tema, tendo como assessor D. Eduardo Pinheiro, SDB, bispo de Jaboticabal e delegado da CNBB para o Sínodo. Logicamente, neste mês se retomam os encontros nos grupos de rua com o subsídio da Leitura Orante

No mês de março iniciaremos em comunhão com toda a Igreja o Tempo da Quaresma, caminhando para a Páscoa, centro de todo Ano Litúrgico. O lançamento da CF 2019 nas paróquias será na quarta-feira de cinzas. Depois de refletir e aprender sobre a Fraternidade e as políticas públicas, vamos retomar o tema nos CFPs de outubro.

No dia 05 de abril iniciaremos a caminhada rumo à celebração dos 40 anos da diocese de Guarulhos em 2021: tempo para refletirmos e avaliarmos nesta idade de maturidade a nossa caminhada evangelizadora. Uma das atividades programadas para a preparação desta data festiva, serão as Visitas Pastorais que farei a todas as paróquias da diocese, começando já em fevereiro deste ano.

A Semana Diocesana de Formação que acontecerá em julho na foranias será sobre as novas “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil 2019-2023” que serão refletidas e aprovadas na Assembleia Geral da CNBB no mês de maio.

O mês de outubro deverá ser marcado por um mês missionário especial, a pedido do Papa Francisco.  Durante o ano, sob a coordenação do COMIDI iremos nos preparar. Os CFPs de agosto nos ajudarão na organização.

Quantas coisas ainda a contemplar em cada paróquia, em cada comunidade! Somos uma Igreja em movimento e em saída. Deus seja louvado!

Por Dom Edmilson Amador Caetano, O.Cist, Bispo diocesano de Guarulhos e vice-presidente do Regional Sul 1 da CNBB. O artigo foi publicado no Jornal Folha Diocesana, Ano 22, nº 262.

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter