Notícias Notícias das sub-regiões Sub-Regiões

Sub-regiões apresentam suas Ações para o Ano do Laicato

Na última Assembleia das Igrejas Particulares (AIP), do Regional Sul 1 da CNBB, realizada entre os dias 20 a 22 de outubro de 2017, em Itaici (Vila Kostka), município de Indaiatuba (SP), que teve como tema “O Protagonismo dos Cristãos Leigos e Leigas na Vida da Igreja e da Sociedade”, foram apresentadas as sugestões de ações para a vivência do ano do laicato nas dioceses do regional Sul 1. Cada Sub-Região estabeleceu para si duas ações prioritárias. Confira abaixo.

Ações para o Ano do Laicato

SUB-REGIÃO DE APARECIDA 1) aproveitar o que temos na programação da sub-região em 2018 e confluir para o tema do ano do laicato; 2) ainda este mês compartilhar os planejamentos do ano do laicato com as dioceses.

SUB-REGIÃO BOTUCATU 1) fomentar, manter o incentivo e o fortalecimento do leigo no mundo, analisando suas ações cristãs e se comprometendo com elas; 2) estudo, formação permanente da Bíblia e dos Documentos da Igreja (doc. 105, Doutrina Social da Igreja e 107), e, a partir disso, apresentar os projetos diocesanos.

SUB-REGIÃO CAMPINAS 1) fazer uma análise da realidade e obter um diagnóstico (quantitativo e qualitativo) para um melhor encaminhamento nos anos que seguirão; a partir disso, elaborar projetos, estratégias e metas; 2) formação para o testemunho integral. Existem boas formações nas dioceses, mas nem sempre integral, especialmente com relação ao envolvimento nos campos da política e da economia. Alguns termos são bastante falados mas pouco compreendidos, como por exemplo: Iniciação Cristã e os Documentos da Doutrina Social da Igreja.

SUB-REGIÃO SP I 1) fortalecer ou criar os conselhos (CPP e CAEP) em todas as paróquias; 2) fortalecer, incentivar e criar escolas de fé e política (fé e cidadania).

SUB-REGIÃO SP II 1) organizar um plano diocesano que contemple a formação integral, abrangente e permanente do laicato; formação da doutrina social e da espiritualidade por sub-região; 2) promover uma espiritualidade missionária com ênfase nos projetos missionários do regional.

SUB-REGIÃO RP I 1) criar ou fortalecer o conselho de leigos nas dioceses; 2) utilizar os momentos formativos e celebrativos já existentes para estudar e aprofundar os documentos 105 e 107 da CNBB.

SUB-REGIÃO RP II 1) diagnóstico participativo da realidade dos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade, para identificar as necessidades, desafios e propostas formativas que os impliquem como sujeitos eclesiais; 2) a partir do diagnóstico, elaborar e desenvolver programas formativos de iniciação da vida cristã e evangelização permanentes, que fortalecem vínculos e práticas comunitárias.

SUB-REGIÃO SOROCABA 1) Formação do laicato na Doutrina Social da Igreja, priorizando a juventude; 2) fomentar as associações de diversas áreas profissionais (saúde, educação, operadores do direito, arte, etc) e promover a articulação entre elas. Sugestão para o regional: partilhar as experiências de organização do conselho de leigos nas dioceses.

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter